Entenda por que o bico de papagaio é do bem!

Atualizado: 16 de jan. de 2019

Apesar de comuns, os bicos de papagaio são, por muitas vezes, equivocadamente mencionados como causadores das dores no corpo. O seu tratamento comumente envolve uma combinação de medicações associada a fisioterapia e geralmente são receitados sem muita explicação da necessidade e do por quê.

Como surgem esses “bicos de papagaio”? Bem, na verdade ele é muito mais parecido com uma “saia” ao redor do corpo da vértebra. Se você e seu médico conversaram bem, ele provavelmente mencionou que além do bico,há a presença de um desgaste da coluna. Esse desgaste normalmente é causado por traumas físicos, esforço repetitivo, falta de exercícios e é muito encontrado em indivíduos acima dos 50 anos de idade.

O bico de papagaio possui uma única - e bem intencionada - função: estabilizar a vértebra para evitar a famosa hérnia de disco. Então por que muitos associam a presença dele com dores nas costas? O corpo humano apenas apela para a formação do bico quando as outras estruturas não conseguem mais realizar as suas funções, a musculatura está enfraquecida e a articulação, desgastada. Portanto, a importância do fortalecimento muscular é primordial para a amenização desses problemas, tanto da formação do bico quanto aos sintomas. Portanto o primeiro esforço para realizar atividades de baixo impacto como Yoga, Pilates ou Hidroginástica serão essenciais para manter a sua saúde e o seu bem-estar.