top of page

Sobre o atendimento: Dúvidas Frequentes



Quando saber se posso me beneficiar de um tratamento quiroprático?

A Quiropraxia é capaz de aliviar e amenizar vários problemas de saúde devido a natureza do seu tratamento. Sabendo que a medula espinhal irriga nervos para todo o corpo, qualquer região afetada por uma irritação nas raízes dos nervos pode ser beneficiada pela Quiropraxia. Portanto, problemas como constipação, cólicas menstruais, enxaquecas, dores no corpo e diversos outros são casos indicados para a o tratamento quiroprático.


Por que às vezes há o estalo logo após o ajuste?

As articulações da coluna são classificadas como sinoviais, isto é, sua estrutura é composta por uma bolsa que contém um líquido que é responsável pela nutrição da articulação do encontro dos ossos. O barulho surge após o ajuste em razão da expansão do volume desta bolsa. A diminuição da pressão interna da bolsa sinovial causa a liberação de gases originalmente presos no líquido, criando o som do estalo.


A Quiropraxia pode ser dolorida?

Pode, mas normalmente, não é. Os ajustes quiropráticos são movimentos curtos e rápidos justamente para devolver a movimentação correta da articulação antes que o reflexo muscular aja. Há exceções em que o paciente já apresente uma condição aguda que resulte em dor ou incômodo ao se posicionar para receber ou ao realizar o ajuste. Nesses casos, o ajuste é seguido de uma rápida diminuição do sintoma.


Como se tornar um Quiropraxista?

A profissão requer o título de Bacharel em Quiropraxia. O curso é atualmente disponibilizado pelas universidades Anhembi Morumbi (SP), Feevale (RS) e PUC (Brasília).


O cuidado na Quiropraxia é contínuo?

O tratamento é definido de acordo com a condição de cada indivíduo. Diferente de um tratamento médico onde há um plano pré estabelecido para cada condição, na Quiropraxia há a visão holística sobre a saúde de cada pessoa. Por isso, o cálculo da duração do tratamento varia de paciente para paciente.


O tratamento pode ser reembolsado por convênios?

O recibo pode ser emitido e alguns convênios reembolsam a consulta. Infelizmente, no Brasil, muitos planos não cobrem o tratamento.


Há um limite de idade para ser atendido pela Quiropraxia?

Não, desde bebês a idosos podem ser ajustados. Seguindo adaptações e protocolos de técnicas pediátricas e geriátricas, qualquer indivíduo pode usufruir dos benefícios da Quiropraxia. Portanto, ao indicar ou levar pacientes que se encaixam nessas categorias, procure saber se o profissional possui a certificação devida.

1.164 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page